9 de dez. de 2011

Orquestra Sinfônica e Coral UFMT encerram a Temporada 2011


Música, emoção e talento. Munidos desses elementos, a Orquestra Sinfônica e o Coral da Universidade Federal de Mato Grosso se apresentam nos dias 11 e 12 de dezembro,  às 20 horas, no Teatro Universitário, encerrando a Temporada 2011, com um repertório que promete encantar o público. O concerto também marca a comemoração de 41 anos da UFMT e para conferir, basta trocar 3 quilos de alimento não perecível pelo ingresso na bilheteria do teatro. Vale destacar que a troca já começou e é importante fazer antecipadamente para garantir sua poltrona, afinal os concertos da OSUFMT e do Coral são concorridíssimos.


A primeira parte do programa fica sob a responsabilidade do Coral UFMT, com regência de Dorit Kolling, que propõe um encontro com as mais variadas texturas musicais para canto coral. Entre obras populares, eruditas, brasileiras ou não, o destaque fica para obra “Três Corais Folclóricos Brasileiros”, de Marlos Nobre, com seus movimentos: Muié Rendêra; É lamp, é lamp, é lampa; e Cantigas de Lampião. O Coral UFMT se apresenta com 60 vozes e é composto por alunos dos mais variados cursos da UFMT e de outras instituições, pessoas da comunidade, técnicos e professores.



O programa inclui Vai passar, de Chico Buarque, com arranjo: Damiano Cozzella; Close to you, de Hal David e Burt Bacharach, arranjo: Milt Rogers; L’hymne A L’ Amour, de Edith Piaf; Hallelujah, de Leonard Cohen e arranjo de Roger Emerson; El Condor Pasa, de Daniel A. Robies, com arranjo de Lúcio Gama; O Bêbado e o Equilibrista, de João Bosco, Aldir Blanc e arranjo de Damiano Cozzella.



A Orquestra Sinfônica encerra a primeira parte destinada a apresentação solo dos grupos. No programa, a abertura da ópera “A Clemenza de Tito”, de W. A. Mozart e “Danças Eslavas”, de A. Dvòrak. A regência fica a cargo do virtuose Yllen Almeida, spalla e regente assistente da Orquestra.



Fruto de um projeto visionário dos Reitores Gabriel Novis Neves e Benedito Pedro Dorileo, a Orquestra da UFMT ajudou a escrever a história da música mato-grossense, além de ser decisiva para a formação de plateia. “Com seus concertos em praça pública, onde reuniram até trinta mil pessoas, vários mato-grossenses tiveram seus primeiros contatos com o universo da música erudita ou mesmo da música popular, com arranjos especiais”, comenta o maestro Fabricio Carvalho, que assina a direção musical do concerto.



A segunda parte do programa reúne os dois grupos que executarão “Cantata de Natal”, de Ricardo Tacuchian, importante obra do repertório brasileiro de concerto, concebida em 1978. “A obra reúne textos dos Evangelhos de São Marcos, São Lucas, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira e constrói uma narrativa baseada em fatos históricos e, ao final, críticas à voracidade do consumo típicas da época”, explica Carvalho.



A obra conta além da Orquestra e do Coro, com a participação da soprano mineira Fernanda Ohara e do barítono carioca Eduardo Sant´Anna, que fará também a narração. Eduardo Sant’Anna participou da montagem da primeira ópera completa apresentada em Mato Grosso nos tempos modernos, A Flauta Mágica, de W. A. Mozart, em 2006.







Serviço

O quê: Concerto de encerramento da Temporada 2011

Orquestra Sinfônica e Coral UFMT – UFMT 41 anos

Quando: Dias 11 e 12 de dezembro, sempre às 20h. Teatro Universitário – Cuiabá, MT

Solistas: Fernanda Ohara, soprano; Eduardo Sant´Anna, barítono

Ingresso: 3k de alimento não perecível – trocar a partir de quinta feira, 8, no Teatro.

Informações:  Coordenação de Cultura da UFMT – 3615-8358 – 9971-2070



Por Ana Cristina Vieira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...